Que tal programar suas férias?

por Sandra Godoi

Publicado em 17/07/2018
Por Sandra Godoi

Vamos falar sobre férias? No dicionário, a palavra "férias" nos remete o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes, etc. depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou atividades. E para você? Quando você pensa em férias, o que lhe remete?

Para alguns a palavra férias remete descanso, para outros pode remeter a falta de ter algo para fazer, ou ainda, mais trabalho doméstico neste período. E para aqueles que não possuem uma jornada certa de trabalho, ainda dirão, " Férias, o que é isso? ".

Hoje eu gostaria de lhe convidar a se permitir programar suas férias e ter um período de descanso após uma longa jornada de trabalho. Não é à toa que o tempo é dividido em fatias, a qual se deu o nome de ano. Em um ano, temos 365 dias a qual nos dedicamos maior parte do tempo ao nosso cotidiano e ao nosso trabalho, e ter uma data marcada para o descanso e o lazer também se faz necessário para nosso corpo e mente relaxar.

E para isso, devemos ter planejamento. Com caneta e papel na mão, escolha o melhor período dentro de um ano para programar suas férias. Se estiver trabalhando, converse antecipadamente com o seu empregador, se não, veja uma data mais oportuna e defina primeiramente o mês. Escolha o destino, uma data e quanto tempo pretende ficar no local. Com estas informações, pesquise o que fazer durante sua viagem de férias, quais são os pontos a serem conhecidos, qual será o meio de transporte, hospedagem e passeios.

Após ter montado esse planejamento é hora do mais importante, levantar qual será o custo total da sua viagem. É aí que está o segredo de um bom viajante! Em vez de pensar que não tem dinheiro para tirar férias, que tal começar a pensar " Quanto de dinheiro eu preciso para tirar férias e conseguir viajar? "

Pensando assim, teremos mais clareza na hora de controlar e priorizar nossos gastos. O que nos permitirá definir um valor mensal no nosso orçamento que será destinado para a tão sonhada viagem de férias.

Por fim, assuma o controle da sua vida e do seu tempo. Pois somos nós que devemos nos presentear com as tão merecidas férias. E para isso, basta querer e ter planejamento. O que é diferente de deixar a vida nos levar com aquele pensamento de que se um dia eu tiver tempo e/ou dinheiro, eu programarei minhas férias.

Tenho certeza que quando esse dia chegar, o sentimento será de merecimento pelas suas férias!


Sobre o autor

Sandra Godoi

Colunista de Viagens, Turismo e Mundo

'Olá, sou a Sandra Godoi, tenho 28 anos e sou apaixonada por viajar o mundo e descobrir novos horizontes. Saí bem cedo de casa e da minha cidade natal, Muzambinho, em busca da minha formação acadêmica e profissional. Aos 18 anos já estava fazendo minha primeira viagem internacional.

Tenho orgulho em ...

Ver Perfil

Veja também