Por que conhecer educação financeira é tão importante?

Fabio Cardoso, educador e terapeuta financeiro (ACE Muzambinho)

Publicado em 15/05/2018
Por Fábio Cardoso

 

Muitas pessoas se questionam se estão ou não controlando seu dinheiro. Isso é muito comum nos lares brasileiros, quando recebemos nosso salário, não sabemos como organizar os gastos. O primeiro instinto é gastar tudo naquilo que você sempre quis, um novo smartphone, roupas, uma viagem. No entanto, saber planejar-se financeiramente, de acordo com sua realidade, é importantíssimo para não enfrentar problemas. Muitas vezes chegamos no final do mês e não sabemos onde foi gasto o nosso dinheiro, aí aparece aquela velha e conhecida frase: “ meu dinheiro some, não sei onde foi parar. ”

Isso causa um grande problema em nosso orçamento financeiro, se você não acompanhar suas receitas e despesas mensalmente, você estará jogando seu futuro financeiro para a sorte. Acredito que você não quer fazer isso, estou correto? Cada vez mais devemos controlar as variáveis que envolvem o nosso sucesso financeiro, causando assim menos dependência da sorte para alcançar os nossos objetivos, os sonhos!

Isso é a educação financeira. Ela auxilia as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para conquistar os seus sonhos, cuidando do que recebe, gastando ou investindo da melhor maneira. Quando isso acontece você está no controle da sua vida! Aprender sobre a educação financeira pode trazer muitos benefícios e evitar muito estresse.

A educação financeira não ensina apenas a organizar seus lucros e despesas. Ela ensina a escolher suas prioridades: você precisa analisar o que é essencial e, então, o que é mais importante em sua vida, quais são os sonhos que merecem a sua atenção financeira para conquistá-lo. Isso garante mais liberdade financeira, porque você terá mais segurança para gastar, não comprometendo o seu orçamento. Além disso, surge a oportunidade de investir, seja em investimentos financeiros ou em experiências que mudarão sua vida.

As vantagens não se limitam a isso: estudos mostram que aqueles que tiveram educação financeira estão mais aptos a analisar os produtos oferecidos pelo mercado financeiro, o que traz efeitos positivos no crescimento econômico. É claro que, quanto mais cedo se sabe sobre isso, mais se pode aproveitar as inúmeras vantagens. No entanto, nunca é tarde para aprender.


Sobre o autor

ACE Muzambinho

 

A ACE é uma organização sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento do comércio local! 

As empresas associadas e seus funcionários desfrutam de muita vantagem! Convênios médicos, cursos, palestras e treinamentos com descontos! Sala de treinamentos equipada para uso do associado, Consultas de CPF e CNPJ, projetos ...

Ver Perfil

Veja também