Passagens aéreas: confira os períodos de promoções e mais dicas

por Sandra Godoi

Publicado em 03/10/2018
Por Sandra Godoi

Um dos grandes avanços que tivemos nas últimas décadas foram os meios de transporte. Segundo a Folha de São Paulo, nos anos 1960, viajar de avião era um privilégio de só 6,5% da população, ou seja 4,6 milhões de brasileiros. Comparado com os dias atuais, somente no último ano entre julho de 2017 e junho de 2018, as empresas brasileiras de aviação transportaram mais de 100 milhões de pessoas, quase metade da população.

Cabe ressaltar que não são todas as pessoas que utilizam o avião como meio de transporte, porém para os que utilizam se torna cada vez mais prático e comum viajar de avião.

Ainda nos dias de hoje, temos como agravante para este crescimento a quantidade de aeroportos no Brasil. Atualmente na nossa região de Muzambinho, temos dois aeroportos mais próximos, sendo o Aeroporto de Viracopos na cidade de Campinas/SP e o Aeroporto Doutor Leite Lopes na cidade de Ribeirão Preto/SP. Ambos são operados pelas companhias Azul, Gol e Latam.

A ideia de realizar uma viagem de avião pode ainda estar distante para algumas pessoas, porém com a redução de custos e aumento da demanda, uma passagem de avião pode acabar saindo mais  em conta do que uma passagem de ônibus ou uma viagem de carro nacional.

Para isso, é preciso definir data e local da viagem com antecedência, calcular todos os custos e comparar qual o melhor meio de transporte.

Para passagens aéreas, a melhor época para comprar depende do destino (nacional ou internacional) e da época do voo (baixa ou alta temporada) conforme tabela abaixo:

BAIXA TEMPORADA

VOOS NACIONAIS: de 25 a 40 dias de antecedência
VOOS INTERNACIONAIS: 1 mês a 2 meses de antecedência

ALTA TEMPORADA

VOOS NACIONAIS: 2 a 3 meses de antecedência
VOOS INTERNACIONAIS: 3 a 4 meses de antecedência

Existem muitas promoções de passagens aéreas e para quem busca um bom preço o ideal é estar sempre de olho nos principais sites de companhias aéreas. Além de sites agregadores como o Melhores Destinos, Skyscanner, Google Flights, Decolar e Viajanet.

 


Sobre o autor

Sandra Godoi

Colunista de Viagens, Turismo e Mundo

'Olá, sou a Sandra Godoi, tenho 28 anos e sou apaixonada por viajar o mundo e descobrir novos horizontes. Saí bem cedo de casa e da minha cidade natal, Muzambinho, em busca da minha formação acadêmica e profissional. Aos 18 anos já estava fazendo minha primeira viagem internacional.

Tenho orgulho em ...

Ver Perfil

Veja também