O meu negócio precisa de um site?

Saiba porque é importante atualmente possuir um site para o seu negócio e atender a nova geração de consumidores

Publicado em 05/05/2018
Por Ramon Marques

 

A presença da internet e das redes sociais no cotidiano das pessoas têm, inevitavelmente, conduzido os proprietários de qualquer tipo de negócio a perguntar: será que o meu negócio precisa de um site? Mais adiante responderei, mas antes gostaria de lhe perguntar: na compra de algum produto ou serviço você pesquisa informações na internet para definir sobre qual comprar? Se a resposta for sim, você faz parte do grupo de consumidores que mais cresce atualmente.

A nova geração digital de clientes e consumidores possui uma forma diferente de consumir produtos e serviços. Atualmente, a maioria das pessoas que deseja comprar um determinado produto ou serviço busca informações na internet antes de decidir onde comprar.

Geralmente os usuários pesquisam informações técnicas sobre o item de interesse e formam uma opinião crítica sobre o mesmo. Querem saber quanto custa, quais são as especificações técnicas, conhecer as fotos e vídeos. Em algumas situações o usuário quer somente encontrar o horário de funcionamento, endereço ou fone de contato do estabelecimento.

Estar ausente da internet numa hora dessas é uma desvantagem crucial em relação aos seus concorrentes.

Independente do tipo de atuação, tamanho ou local que a empresa atue, a presença do seu negócio na internet é fundamental para atender a nova geração consumidora. Neste sentido, o site é o primeiro passo para buscar a presença digital necessária nos dias atuais. Graças aos avanços tecnológicos os sites estão cada vez mais poderosos, são verdadeiras plataformas de comunicação, relacionamento e geração de oportunidades de negócios e lucros. Dentre as principais vantagens em possuir um site, destacam-se:

* O seu negócio poderá ser encontrado na internet e os clientes poderão encontrar informações básicas da empresa.

* O seu público consumidor poderá expandir a médio e longo prazo, por meio de novos recursos e venda oferecidos pelo site.

* A comunicação e relacionamento com o seu cliente poderá melhorar, devido a diversidade de atendimentos que um site oferece.

Para finalizar, é importante dizer que o site é um ponto fundamental para alcançar uma presença de destaque na internet, contudo não é suficiente, é basicamente o “cartão de visitas” na internet. Para você ser encontrado e melhorar a comunicação e relacionamento com o cliente, diversas outras estratégias de marketing digital devem ser planejadas em conjunto, como campanhas em redes sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

Obrigado pela leitura!

Ramon Teodoro Marques da Silva


Sobre o autor

Ramon Marques

Colunista de Tecnologia

Natural de Monte Belo - MG, Ramon Marques tem Muzambinho como seu segundo lar desde 2010. Bacharel em Ciência da Computação, é especialista em designer Instrucional para EaD Virtual, Mestre em Biotecnologia (Bioinformática) e doutorando em Biotecnologia (Bioinformática). É professor do Instituto Federal Sul de Minas - ...

Ver Perfil

Veja também