Máquinas apreendidas pela Justiça começam a ser usadas por produtores rurais em Muzambinho

Maquinário recolhido pela polícia civil era adulterado para desviar café

Publicado em 13/07/2018
Por Daiane Del Valle
Imagem Vem para o Clube MN

 

Uma iniciativa inédita da Justiça de Muzambinho (MG) está beneficiando produtores rurais, por determinação da justiça o maquinário apreendido foi cedido aos pequenos cafeicultores e agora, os produtores já começam a fazer uso dos equipamentos.

Muitos deles tiveram parte de sua colheita roubada por uma quadrilha que agiu durante seis anos na região. Em 2016, uma operação feita pela polícia recolheu 32 máquinas. As investigações apontaram que os equipamentos chegavam a desviar cerca de 10% dos grãos limpos através de um fundo falso no maquinário. Os crimes foram denunciados pelo Ministério Público e investigados pela polícia por quase 2 anos.

Até o momento já foram emprestadas aos produtores cinco maquinas e para que o empréstimo ocorresse, foi feita a manutenção dos equipamentos e o depósito falso das máquinas foi tampado. A decisão da Justiça de emprestar o maquinário irá beneficiar cerca de 18 famílias na região. Esses mesmos produtores que antes locavam esses equipamentos de terceiros, agora poderão executar o trabalho em sua própria propriedade.

Segundo o Juiz Dr. Flávio Schimitt, a iniciativa da Justiça de Muzambinho (MG) pode ser exemplo e beneficiar outras regiões.

"Recebi algumas ligações de outros colegas, inclusive promotores e associações de bairro das outras comarcas onde se encontram as outras máquinas apreendidas. Todos pedindo para que eu fornecesse a cópia dessa decisão. Não para eles copiarem, mas sim, apenas como forma de referência para eles citarem que em Muzambinho, isso já tinha sido deferido. E poderia assim, então, sustentar uma decisão nesses outros processos fora da minha jurisdição", disse o juiz.