Poços de Caldas comemora Festa de São Benedito há 110 anos

Com diversas atrações de 1 a 13 de maio, a festa religiosa é uma das maiores do Sul de Minas

Publicado em 01/05/2018
Por Divulgação

(Foto: Divulgação)

Começou hoje, dia 1º de maio, uma das maiores e mais antigas festas religiosas do Sul de Minas Gerais. A Festa de São Benedito, tradicional na cidade de Poços de Caldas, é comemorada desde 1904, sendo considerado um evento popular de grande importância na história da cidade. Realizada na Praça da Igreja de São Benedito, a festa é uma das principais manifestações culturais da cidade, com participação de milhares de pessoas no decorrer da festa. 

São 13 dias de muita alegria e devoção expressadas por meio de procissões, danças, cantos tradicionais, rezas, missas, pagamento de promessas e outros diversos rituais envolvendo as manifestações dos ternos de congos e caiapós. Em razão do poder social e cultural, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (CONDEPHACT) instituiu o evento como Patrimônio Imaterial do Município, criando mecanismos legais de proteção e salvaguarda através da abertura do processo de Registro Cultural de Bem Imaterial.

Programação Completado evento:

Dias 1º, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13 de Maio às 19h30
Missa, seguida da novena em louvor à São Benedito e coroação de Nossa Senhora

Dia 03 de Maio às 20h30
Procissão das Congadas: Saindo da Igreja de Santa Cruz indo em direção à Capela de São Benedito, onde acontece a coroação e hasteamento dos mastros.

Dia 11 de Maio às 16h
Retirada dos Caiapós do Mato pelos Congos, na Fonte dos Amores.

Dia 11 de Maio às 18h
Missa, seguida da novena em louvor à São Benedito e coroação de Nossa Senhora, na Capela de São Benedito.

Dia 13 de Maio às 10h
Missa Solene na Capela de São Benedito.

Dia 13 de Maio às 16h
Procissão, saindo da capela de São Benedito, passando pelas ruas São Paulo, Pça. Pedro Sanches, Rua Junqueiras, Rua Assis Figueiredo, Rua XV de Novembro, Rua Santa Catarina e Pça Cel. Agostinho Junqueira. Após a procissão haverá benção de encerramento. 

Mais informações em: Descubra Poços


Sobre o autor

Fábio Carvalho

Dono e Editor Chefe do Muzambinho Notícias - Portal MUN

Fábio Carvalho estudou jornalismo na PUC-PR graças ao Prouni, de 2013 a 2017. É especialista em redes socias pela Academia do Marketing, técnico em informática e técnico em análise de credito e cobrança formado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muza ...

Ver Perfil