Fé Católica: Maio é mês de Maria!

Fé e Igreja

Publicado em 02/05/2018
Por Sulênia de Fátima de Carvalho da Silva

Para os católicos, e aqueles que acreditam na intercessão de Maria de Nazaré, dedicamos o mês de maio à mãe de Jesus Cristo. São 31 dias em que lembramos especialmente dos exemplos dados pela Santa Mãe de Deus. Além, é claro, de ser o mês da comunicação no calendário da Igreja Católica, das noivas e de tantas outras comemorações.

No “Maio de Maria”, os católicos realizam celebrações a ela, como a coroação, e também a reza do santo terço todos os dias na paróquia de São José, em Muzambinho. Segundo a fé católica, Nossa Senhora nos pediu em uma aparição na cidade de Fátima, em Portugal, para que nos esforçássemos a rezar o terço todos os dias. Daí originou-se um dos títulos mais populares de Maria em todo mundo: Nossa Senhora de Fátima.

Maria é filha obediente e serva fiel, que tantas dores suportou. Maria é exemplo de mulher à frente de seu tempo, de mulher forte e sensível às dores da humanidade nas horas de aflição. É fonte de inspiração!

As virtudes da “primeira missionária”, que aceitou gerar o filho de Deus, nos enchem o coração de esperança. Com Maria aprendemos lições de bondade, obediência ao Pai, delicadeza, determinação e, principalmente, amor à humanidade. Isso me emociona todos os dias!

A música “Maria de Nazaré” do Pe. Zezinho, para mim, traduz de uma bonita maneira a importância de Maria como exemplo e profissão de fé.

“Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Virgem de Nazaré

Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!

Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz

Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu”

 


Sobre o autor

Sulênia de Fátima de Carvalho da Silva

Colunista em Fé & Igreja

Sulênia de Fátima de Carvalho da Silva é secretária, empresária, mãe e natural de Curitiba PR, onde viveu até 2005. Em 2006 abraçou Muzambinho quando mudou-se com sua família - junto de seu marido Agnaldo e os filhos Fábio, Fernando e Eduardo. Há 40 anos &e ...

Ver Perfil

Veja também