Entendendo o tema da redação do Enem 2018

por Professora Vivian Ruela

Publicado em 08/11/2018
Por Professora Vivian Ruela

 

O tema proposto para a redação do Enem 2018, "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", apresentou-se com textos de apoio que direcionavam a escrita do candidato para o conceito e a ação dos algorítimos em nossas pesquisas online, levando-nos a sempre pesquisar sobre o mesmo assunto, mesmo que não percebamos.

Como que isso acontece? É simples. Isso acontece porque o algorítimo faz uma leitura das páginas que pesquisamos e, assim, sempre que acessamos o feed de notícias de uma rede social, por exemplo, recebemos como opção de acesso rápido uma avalanche de janelas sobre o último tema pesquisado. Reparou que durante a campanha política parecia que o mundo inteiro estava falando apenas sobre política? Não era bem assim. Mas, como você curtia, compartilhava e lia apenas sobre política, os algorítimos reconheciam e enviavam para você o que você estava pesquisando. Então, inicia-se o processo da bolha. É como se você estivesse dentro de uma. As notícias iam e voltavam para você, num processo que não se findava. Após as eleições, como você parou ou diminuiu a pesquisa sobre política, parece que o mundo está esquecendo da política, né? Mas não está. É você que está mudando seu foco de leitura.

A manipulação acontece porque como você lê, e recebe para ler, publicações apenas sobre um determinado assunto, você se isola das demais temáticas, acreditando que todos estão lendo o mesmo que você. Na verdade, você fica com preguiça de buscar outras fontes de pesquisa, como teses, artigos publicados ou livros.

Na verdade, quem manipula você é você mesmo. Sempre que você usa as redes sociais como fonte de pesquisa e/ou leitura sobre algum tema, você se sujeita à manipulação porque você lê apenas o que lhe é oferecido no feed de notícias. A leitura deve ser, sempre, diversificada. Você deve ler tudo, sobre tudo, o mais que puder, para, assim, formar a sua opinião sobre determinado tema. A leitura nunca será em excesso, pode ter certeza.


Sobre o autor

Professora Vívian Ruela

Professora Vívian Ruela

Graduada em Letras, Port/Ing., Mestra em Ciências da Linguagem.

Ver Perfil

Veja também