Atividade física não é brincadeira

Treinos mal executados podem resultar em problemas na coluna, lesões musculares e ósseas, deformidades e até mesmo ocasionar infartos

Publicado em 01/05/2018
Por Bruno Paulino

Nos dias atuais, todos sabem da importância de praticar exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida. As academias, clubes e estúdios são cada vez mais buscados e adquirem mais adeptos. Mas, você sabia que nenhum exercício deve ser feito sem o acompanhamento de um profissional? As consequências de uma prática mal orientada podem trazer riscos à saúde.

O personal trainer é o profissional mais adequado para planejar e acompanhar atividades físicas. Formado em educação física, ele executa um programa de treinamento específico e personalizado conforme os objetivos e necessidades de cada aluno.

O programa de treinamento é cuidadosamente elaborado considerando os aspectos fisiológicos e biomecânicos da pessoa – aqueles relacionados à sua estrutura. Caso estes aspectos não sejam levados em consideração, um treino mal executado pode resultar em problemas na coluna, lesões musculares e ósseas, deformidades e até mesmo ocasionar infartos.

Os benefícios de se contratar um professor particular vão muito além do atendimento individualizado. São eles: segurança ao se exercitar, o personal sempre estará presente para acompanhar a execução e carga durante todos os exercícios; motivação, pois os treinos terão maior variabilidade e aumento de cargas de forma progressivas; e compromisso, o professor irá incentivá-lo para que não falte e que haja o máximo de dedicação.

Para quem não gosta de espaços lotados e música alta, como acontece na maioria das academias, existe também a opção de se exercitar em casa. O personal trainer pode trabalhar com menos equipamentos, atendendo às necessidades do aluno com muito mais conforto.

Para o público da terceira idade a atividade física bem orientada é indispensável. Com o envelhecimento perdemos quantidades consideráveis de massa muscular, flexibilidade, força e resistência, impactando na execução das atividades da vida diária. Neste contexto, lesões e quedas podem ocasionar problemas graves.

O conjunto dos itens citados garantirá resultados satisfatórios, que podem ser mensurados através de avaliações periódicas (composição corporal, força, capacidade cardiorrespiratória e níveis de flexibilidade).


Sobre o autor

Bruno Paulino

Colunista de Educação e Saúde e Bem-Estar

Formado em educação física pelo IF Sul de Minas, Campus Muzambinho, atualmente Bruno é personal trainer e professor de BOX FIT na Vitta Santé e professor de hidroginástica no Espaço Ana Hata, na cidade de Guaxupé.

Ele é especialista em ...

Ver Perfil

Veja também