A Culpa é de Todos Nós

Política

Publicado em 29/04/2018
Por Fábio Carvalho

Lula preso - Correto para alguns juristas, absurdo para outros. Revoltante para uma parcela do povo, mas um evento ansiosamente aguardado pelo público fiel da grande mídia. O comércio, creio, deve ter aproveitado a grande saída de camisetas da seleção brasileira e malhas vermelhas. Entretanto, para mim, ver um ex-presidente com governos que serviram de exemplo para todo o mundo, principalmente no combate à fome e na promoção da educação, é algo profundamente vergonhoso para a nação.

Quando o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o ex-presidente Lula poderia ser preso após as sensacionalistas condenações em 1ª e 2ª instâncias, discursos de raiva foram travados entre grupos. Porém, não cabe a nós definir o que é justo se vai de encontro ao que é previsto pela Lei brasileira.

Os culpados pela desmoralização do PT, forçando-o a submeter-se às ordens da elite e dos partidos maiores? Nós.
De quem é a culpa do Temer estar brincando com nossos direitos, vendendo nosso país e dando continuidade aos roubos imensuráveis no erário? Nossa.
Sabe de quem é a culpa do Gilmar Mendes poder ser um vendido e favorecer tantos criminosos? Nossa.
A culpa do vergonhoso quadro de impunidade e perpetuação da troca de favores entre os Poderes? Nossa.
Os culpados pela palavra da imprensa ter tanto poder sobre as massas e estar nas mãos do Governo? Nós. 
E, principalmente, a culpa dos pré-candidatos com chances reais de concorrem à presidência em 2018 - incluindo Lula, Bolsonaro e tantos outros - serem INCONCEBÍVEIS? Nossa. 

Enquanto só nos posicionarmos em redes sociais, não estudarmos o suficiente e não reconhecermos a podridão de TODAS as estruturas partidárias, reforçando TODAS, o show continua. 

Uma sociedade majoritariamente honesta não elege um governo corrupto.

As mudanças precisam acontecer dentro de nossas casas, em como educamos nossas crianças e na maneira como cumprimos nossos deveres perante à sociedade.
Dói reconhecer, mas a maioria das pessoas em nosso país está mais do que confortável e merecerá sofrer as consequências de um futuro estado falido. A ditadura das elites e do falso moralismo já foi declarada em 31 de agosto de 2016. Deus nos ajude.

Para encerrar, traduzo um pouco da minha indignação com um trecho já antigo, mas atual, da nossa MPB: "Analisando essa cadeia hereditária, quero me livrar dessa situação precária. Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece, é que o de cima sobe e o de baixo desce", As Meninas - Xibom Bombom (1999).


Sobre o autor

Fábio Carvalho

Dono e Editor Chefe do Muzambinho Notícias - Portal MUN

Fábio Carvalho estudou jornalismo na PUC-PR graças ao Prouni, de 2013 a 2017. É especialista em redes socias pela Academia do Marketing, técnico em informática e técnico em análise de credito e cobrança formado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muza ...

Ver Perfil

Veja também