1º Centro Socioeducativo do Sul de Minas é inaugurado em Passos

Nos últimos anos, a inauguração do local foi adiada pelo Governo do Estado por seis vezes

Publicado em 05/05/2018
Por Fábio Carvalho

 

Após muitos contratempos ao longo dos últimos anos, finalmente o primeiro Centro Socioeducativo para internação de adolescentes infratores do Sul deMinas foi inaugurado, na cidade de Passos, na última quinta-feira (3). As obras da nova unidade, feitas em um prédio onde antes funcionava uma escola estadual, custaram aos cofres públicos a quantia de R$2,1 milhões.

Até a inauguração do local, os menores de idade envolvidos em crimes iam para Divinópolis (MG) ou  para a capital do estado, Belo Horizonte. Este cenário fazia com que estes adolescentes ficassem muitas vezes distantes de suas famílias, o que dificultava ainda mais sua ressocialização. Com seis adiamentos da entrega da obra nos últimos cinco anos, o Estado deverá pagar uma multa determinada pelo Ministério Público (MP) que poderá chegar a R$ 5 milhões, mas ainda não foi cobrada pela Justiça.

A nova unidade terá capacidade de atender até 40 menores. Segundo o Governo, tudo foi adaptado para a estrutura do local atender plenamente às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)


Sobre o autor

Fábio Carvalho

Dono e Editor Chefe do Muzambinho Notícias - Portal MUN

Fábio Carvalho estudou jornalismo na PUC-PR graças ao Prouni, de 2013 a 2017. É especialista em redes socias pela Academia do Marketing, técnico em informática e técnico em análise de credito e cobrança formado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muza ...

Ver Perfil