Professor Renato Aparecido Souza toma posse como novo diretor-geral do IFSULDEMINAS-Campus Muzambin

Cerimônia recebeu toda a comunidade acadêmica do campus e apresentou a nova diretoria da gestão 2018-2022

Publicado em 16/08/2018
Por ASCOM- Campus Muzambinho

(foto por Carol Negrão, ASCOM- Campus Muzambinho)

O diretor-geral do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho Renato Aparecido de Souza foi empossado no cargo na manhã dessa quarta-feira (15) durante cerimônia que reuniu toda a comunidade acadêmica do campus. O novo diretor assume para a gestão 2018-2022. A solenidade contou com a presença do reitor substituto do IFSULDEMINAS, Prof. Cléber Ávila Barbosa, representando o reitor Marcelo Bregagnoli; o pró-reitor de Planejamento e Administração do IFSULDEMINAS, Honório José Morais Neto e o ex-diretor-geral, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues. Participaram da mesa de honra a representante dos estudantes, a aluna Gabriella Ramos de Menezes Flores; o presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), prof. Leandro de Castro Guarnieri; e a presidente da Comissão Interna de Supervisão, Elba Sharon Dias.

A nova equipe de gestão foi apresentada durante a solenidade. A Diretoria de Desenvolvimento Educacional será ocupada pelos professores Marcos Roberto Cândido e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; o Coordenador de Desenvolvimento Institucional é o Prof. Bráulio Luciano Alves Rezende; além da Diretora de Administração e Planejamento, Zélia Duas de Souza; o Coordenador Geral de Ensino, Prof. Hugo Baldan Júnior; Coordenador Geral de Organização e Planejamento, Prof. Fabiano Fernandes da Silva; Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, Clélia Mara Tardelli; Coordenador Geral de Produção, Prof. Alberto Donizetti Alves; Coordenadora Geral de Administração e Finanças. Izabel Aparecida dos Santos; e Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Andréa Mara Vieira.

O evento contou ainda com apresentação musical com o tenor Acácio Vieira e dança com o Grupo de Dança Diversitá, do curso de Educação Física, com a coordenação dos professores Tuffy Felipe Brant e Ligia Lopes Rueda Kocian com a apresentação “Conexões”.

Palestra A cerimônia foi encerrada com palestra “O papel da educação científica na construção do conhecimento e na transformação social”, ministrada pela professora Dr.ª Joana D'Arc Félix de Souza. A palestrante é PhD em química pela Universidade de Harvard e possui mais de 50 prêmios em reconhecimento à sua atuação como pesquisadora. Desde 2008 atua como docente na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, conhecida como “Escola Agrícola de Franca”.

Trajetória O professor Renato Souza foi eleito diretor-geral do Campus Muzambinho na eleição que aconteceu no dia 28 de março, que disputou o cargo com a professora Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, e foi escolhido pela maioria dos votos.

Durante seu discurso, o diretor-geral reafirmou o compromisso de campanha de transformar a gestão do campus e de também lutar pelos interesses do Campus Muzambinho, que é o maior de toda a rede IFSULDEMINAS.

A relação do professor com o IFSULDEMINAS veio muito antes de seu ingresso como docente na instituição. Os avós maternos do diretor-geral foram servidores da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. “Eu estou muito honrado de estar à frente do Campus Muzambinho. Esse motivo de orgulho é inicialmente por uma questão familiar. Meus avós maternos foram servidores nesta escola, no início, há 65 anos. Embora os Institutos Federais tenham 10 anos, nós não podemos desconsiderar os 65 anos da escola e eu não poderia fazer. Minha avó e meu avô, nem em seus maiores sonhos poderiam imaginar uma situação dessa”, ressalta Renato.

O diretor-geral ingressou no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho em 2010 como docente do Curso de Educação Física. Renato possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas. É Mestre em Ciências Biológicas e doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba-IP&D. Em 2015, foi bolsista no programa “VET Teachers for the Future-Professiona Development, pela Tampere University of Applied Sciences, na Finlândia.

TEXTO e FOTOS: Carol Negrão (ASCOM- Campus Muzambinho)